Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo (NEPSESTE)

Criado em junho de 2018 por Fraya Frehse no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo (NEPSESTE) mobiliza espaço e tempo como parâmetros metodológicos para compreender a vida social, cultural e política do Brasil, tanto no aqui e agora do seu dia a dia quanto no curso dos seus processos históricos. 

Essa abordagem se inspira em três referências metodológicas

  1. Como sintetizou há muito tempo o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes (1920-1995), o "ponto de referência do sociólogo, na descrição dos fenômenos sociais" é “a teia de interações e relações sociais” (Fernandes, 1970: 20-21).
  2. Porém, tal "teia" só existe espacial e temporalmente. Como sugere o filósofo e sociólogo francês Henri Lefebvre (1901-1991), “as relações sociais só têm existência real no e pelo espaço” – e, portanto, no e pelo tempo, pois o espaço, "conjunto de relações entre as coisas (objetos e produtos)" segundo a lógica da simultaneidade, difere mas não se dissocia do tempo, cuja lógica é a da repetição cíclica ou linear (Lefebvre, [1974] 2000: 465, 100, xxii, 102; Lefebvre, 1992: 17, 99).
  3. Enfim, as categorias de tempo e espaço são parâmetros metodológicos para um conhecimento sociológico "enraizado" acerca da vida social, cultural e política, em particular no Brasil urbano do presente e do passado, em diálogo com a proposta do sociólogo brasileiro José de Souza Martins (1938) de uma "sociologia enraizada"; ou seja: "Uma sociologia da práxis e da poesia que nela há. Uma sociologia do corpo e do espírito. Uma sociologia da esperança que há nas contradições entre o que teima em permanecer e o que grita para se libertar" (Martins, 2018, citado em Frehse, 2018: 14). 

A partir de tais referências, as pesquisadoras e pesquisadores do NEPSESTE vêm se aprofundando em reflexões de natureza teórica (SETE), metodológica (SMUS-PopRua) e de comunicação científica para fins de extensão universitária (OBSESTE).

Texto de Fraya Frehse (maio de 2022)

Bibliografia de referência

Fernandes, Florestan. Elementos de Sociologia Teórica. São Paulo/Rio de Janeiro: Edusp/Companhia Editora Nacional, 1970.
Frehse, Fraya (org.). A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins. São Paulo: Com-Arte, 2018. 
Lefebvre, Henri. La production de l’espace. Paris: Anthropos, 2000 [1974].
Lefebvre, Henri. Éléments de rythmanalyse. Paris: Syllepse, 1992.